Model 3 – o carro que muda tudo

Agora que chegou o Model 3 ainda acha que os carros eléctricos são caros?

Fizemos um comparativo com a concorrência directa – o BMW série 3 e o Mercedes Classe C . Os resultado é meio que embaraçoso para os carros a combustão. Tire as suas próprias conclusões.

OBJETIVO: Esta é uma análise comparativa Tesla Model 3 com os do mesmo segmento a combustão BMW série 3 e Mercedes Classe C em termos de custo económico e ambiental até aos 5 anos de utilização para a realidade portuguesa.

METODOLOGIA: Considerou-se o custo total dos veículos para os 5 anos, que inclui o custo inicial acrescido do custo de operação. O custo de operação englobou, por um lado, o custo da gasolina ou gasóleo (carros a combustão) ou da electricidade (carro elétrico) para o consumo médio da vida real dos respectivos modelos (reportado pelos utilizadores no site spritmonitor.de), por outro, o custo com o IUC. As emissões de CO2 incluíram as diretas, reportado pelas marcas, e as indirectas, resultantes da produção de electricidade ou dos combustíveis.

RESULTADOS: Para ambos os modelos (long range e performance) o Tesla Model 3 oferece prestações significativamente superiores a um custo menor ao mesmo tempo constituindo uma opção ambiental mais ecológica. Analisemos caso a caso:

Model 3 Long Range. Ainda que em termos de performance os modelos mais em linha com o Tesla fossem o BMW 335d ou o Classe C 300d, optou-se por privilegiar a comparação às versões mais populares com preços também mais simpáticos, 320d e C220d, uma vez que o grande mito dos carros elétricos é… serem muito caros (quadro I)! Considerando 20.000km anuais, o Tesla Model 3 Long Range carregado à noite em casa começa a ficar mais barato que a concorrência já antes dos 3 anos e daí em diante torna-se imparável. Estes resultados explicam-se pelo custo de operação bem menor. A eletricidade é cerca de 5 vezes mais barata que o combustível para percorrer a mesma distância. Por outro lado, o carro elétrico beneficia de isenção do IUC. Mas o mais embaraçoso para os rivais a combustão é o elétrico conseguir ser mais barato oferecendo mais 70% de diversão que os outros, com a aceleração (4,8s 0-100km/h) e a potência (346cv) a roçarem aos de um superdesportivo.

Model 3 Performance. Este modelo não dá qualquer hipótese aos BMW M4 e Mercedes-AMG C 63 (Quadro II). Com a performance em linha com os adversários em termos de potência e binário, o Tesla deixa os adversários para trás na aceleração, com o demolidor resultado de 3,5s 0-100km/h. E isso porque bastam 20 milissegundos para o Model 3 ter todo o binário disponível no pé do acelerador. Ainda na temática “deixar para trás”, no preço nem vale a pena comentar: preço base 71.300€ (sem incentivo) contra mais de 110.000€ dos concorrentes a combustão? E a diferença vai-se acentuando, acentuando e acentuando, a cada ano que passa.

Questão ambiental. Abordaram-se razões económicas e divertidas para a compra de um carro. Mas vamos à razão mais nobre de todas: a questão ambiental. Considerando as emissões médias da energia elétrica nacional, ao fim de 5 anos o Tesla terá poupado ao ambiente pelo menos entre 10 a 23 toneladas de CO2 (Quadros I e II). Quão fantástico isso não é? Imaginem isto multiplicado por milhões de humanos. Vêm aí medalhas para os pais com maior consciência ambiental às custas de um sacrifício extremo ?

CONCLUSÃO: nesta gama de veículos familiares premium, o Tesla Model 3 é a opção mais sensata: mais económica, mais divertida e mais consciente em relação ao futuro. É só necessária uma condição: ter onde o carregar no dia-a-dia. Em viagem, a Tesla já tem uma boa rede de Superchargers (supercarregadores) em todo o continente Europeu e em rápida expansão. No território português, já existem cinco supercarregadores (Alcácer-do-Sal, Fátima, Guarda, Montemor-o-Novo e Ribeira de Pena), com pelo menos 8 stalls em cada um, estando prevista a instalação de mais cinco em 2019, permitindo assim fazer com facilidade qualquer viagem de longo curso em Portugal e do nosso país para qualquer outro (imagem 1). Os Superchargers estão localizados em locais com restauração, permitindo integrar uma pausa e/ou refeição durante o carregamento. Basta meia hora para o Model 3 carregar entre 250 a 300km de autonomia. Se somarmos aos cerca de 500km de autonomia de base, para a realidade em Portugal será difícil perder mais que 10 a 20 minutos de carregamento na viagem mesmo que se parta de Melgaço a Vila Real de Santo António (e convenhamos, fazer tal viagem sem pelo menos uma pequena pausa seria uma tortura épica).

Imagem 1. Rede de Superchargers na Península Ibérica e região europeia limítrofe.

Assim, o Tesla Model 3 é o carro elétrico que verdadeiramente não implica ter que fazer grandes compromissos (se é que algum) em viagens longas.

O Tesla Model 3 introduz de facto uma nova era na mobilidade pessoal em que se começa a tornar cada vez mais natural a opção por uma nova solução tecnologicamente mais avançada, competitiva e compatível com o futuro de todos. Nem vai ser preciso haver grandes restrições por parte das cidades (há cada vez há mais cidades que decidiram proibir a entrada de veículos diesel nos seus centros e já se fala em banir os veículos diesel nas auto-estradas) e dos países que vão definindo datas para banir a venda de veículos novos a gasolina e gasóleo (Imagem 2). As pessoas vão simplesmente deixar de optar pelos veículos poluentes, mais caros de operar e manter (ah, um carro elétrico tem cerca de um terço das peças de um carro a combustão e não tem óleos para mudar e com uma proporção ridiculamente menor de peças de desgaste).

Imagem 2. Datas estabelecidas pelos vários países europeus para banir a venda de veículos novos a gasolina e gasóleo.

É sempre bom lembrar que os carros elétricos são os únicos carros de uso pessoal compatíveis com as exigentes metas do acordo climático de Paris para 2050.

Uma nota final, esta comparação foi feita para particulares. No caso das empresas, como beneficiam ainda da isenção do IVA na compra do carro elétrico e da eliminação da tributação autónoma ao longo de cada ano, a diferença é ainda mais acentuada, para não dizer embaraçosa – Imagem 2 (fonte: Zevtech). Imagem com maior resolução aqui.

E ainda não chegou a versão do Model 3 mais acessível. Que razão poderá haver para continuar a teimar com os carros a combustão?

Para saber mais sobre o Model 3 e reservá-lo, aceda ao site dedicado da Tesla.