Potência

Os Superchargers permitem carregar os model 3, S e X a uma potencia máxima de 150kW.

Como obter a maior velocidade de carregamento

  1. A potencia entre Superchargers é partilhada pelos carregadores dois a dois. O carregador 1A e 1B ambos partilham 150kW de potência. Para se usufruir do máximo disponível o melhor é utilizar sempre um que tenha tanto o A como o B livres. Mesmo que chegue alguém depois, o segundo carro só recebe o excedente dos 150kW.
    Exemplo: um carro está a carregar no carregador 1A a 100kW, chega outro carro e liga-se ao 1B, o último só tem disponível 150 – 100 = 50kW até o primeiro carro começar a reduzir a potência.
  2. Bateria quente. A bateria tem de estar a uma temperatura perto da ideal, entre 20…25º para se carregar à maior velocidade possível. Se a bateria está fria o melhor é conduzir alguns km para a aquecer antes de carregar. Eu recomendo carregar de noite depois de conduzir em vez de carregar de manhã depois do carro estar parado por várias horas.

Tempo de carregamento

~30mins carrega perto de 200km.
O típico é carregar entre 30 a 40 minutos para chegar a 80%.
Para encher a bateria é necessário cerca de uma hora.

Carregamento completo

Quando a bateria está cheia, seja por chegar a 100% ou por chegar ao limite definido no carro, é necessário retirar o carro do Supercharger em 5 minutos. Caso o carro não seja retirado a Tesla penaliza os utilizadores em 35cents/minuto (valor para Portugal ainda não está disponível).

Preço

Ainda não existe preço para os carregamentos em Portugal. Neste momento qualquer Tesla carrega gratuitamente num Supercharger.